sábado, 28 de novembro de 2020 - 20:46h
RECURSOS DO CODEVASF AOS MUNICÍPIOS
INVESTIR NO DESENVOLVIMENTO
Foto: Ascom/TSE
Jack JK participou da reunião com o secretário Teles Júnior, engenheiro Otávio Fonseca e o prefeito do município do Amapá, Carlos Sampaio

O deputado Jack JK participou de reunião na Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC), que tratou sobre a oportunidade de investimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nos municípios amapaenses.

A reunião também contou com a participação do secretário de Governo Antônio Teles Júnior, Engenheiro Eletricista Otávio Fonseca e o prefeito reeleito do município do Amapá, Carlos Sampaio.

Segundo o deputado Jack JK, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, conseguiu que fosse estendido para o Estado do Amapá os benefícios da Codevasf. “Esses recursos são importantes para os municípios banhados pelas bacias hidrográficas, pois poderão investir no desenvolvimento”.

Cinco municípios do Estado estão aptos para solicitar recursos. Com a lei basta ter bons Projetos que se enquadrem nos eixos de financiamento da Companhia que o Estado e os municípios conseguem acessar os recursos Codevasf De acordo com a Lei nº 6.088/74, a Codevasf tem sede e foro no Distrito Federal e atuação nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, VazaBarris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru e Paraguaçu, nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará, Mato Grosso, Pará, Tocantins e no Distrito Federal, bem como nas demais bacias hidrográficas e litorâneas dos estados de Alagoas, Maranhão e Sergipe.

Com a lei 14.053/2020 passou atuar nas Bacias Hidrográficas e Litorâneas do Amapá. É uma empresa Pública vinculada ao Ministério do desenvolvimento Regional, cuja missão é desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.

A instituição promove a geração contínua de informações qualificadas para orientar estratégias de desenvolvimento regional sustentável e contribuir para as políticas públicas. Também incentiva a atração de investimentos privados como instrumento de viabilização de empreendimentos. Liderar o processo de articulação institucional para o desenvolvimento das regiões onde atua.

Codevasf implementa empreendimentos e apoiar ações com foco na competitividade e autossustentabilidade. Atua de forma alinhada com planos de desenvolvimento regional integrados e de recursos hídricos das bacias hidrográficas.