A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciará a fase de testes do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), procedimento que acabará com as filas de marcação de consultas no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same). Em reunião nesta segunda-feira, 25, ficou decidido que o primeiro município a testar o sistema será Amapá, a partir de outubro.
O sistema é completamente informatizado. Os usuários poderão marcar as consultas após receber o encaminhamento para os médicos especialistas nas unidades de saúde dos municípios, onde devem receber o primeiro acolhimento.
Os municípios ficarão responsáveis por fornecer o espaço e o computador conectado à internet para que o usuário possa agendar as consultas. A solicitação deverá ser homologada pela Central de Ambulatório Especializado (CAE) em até 24 horas, já determinando a data e o médico especialista que será responsável pelo atendimento.
Isso fará com que os usuários de outros municípios não precisem se deslocar para a capital para marcar consultas e exames.
O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, destacou que o novo sistema vem para trazer comodidade e transparência para os usuários. “A fase de testes vai nos mostrar o que precisa ser aprimorado para que, o mais rápido possível, possamos estender o sistema para outros municípios”.
O Sisreg é um sistema web, criado para o gerenciamento de todo complexo regulatório, através de módulos que permitem desde inserção da oferta até a solicitação de consultas e exames, objetivando maior organização e controle do fluxo de acesso aos serviços de saúde, otimização na utilização dos recursos assistenciais e visando a humanização no atendimento. É uma ferramenta fornecida pelo Ministério de Saúde de forma gratuita.
Comments