O município de Amapá, distante 300 quilômetros da capital, estará recebendo nos dias 10, 11 e 12 de novembro a quinta edição do TCE na Comunidade, projeto com foco na orientação, transparência e controle social.
Na última edição realizada em junho e julho deste ano, no município de Mazagão, o projeto que contou com trinta parceiros e atendeu mais de cinco mil pessoas com emissão de documentos, atendimento médico, odontológico, orientações previdenciárias, jurídicas, entre muitos outros serviços.
A primeira edição do TCE na Comunidade ocorreu em 2019, em Porto Grande. Desde então, cerca de vinte mil pessoas já foram alcançadas pelo projeto.
Novos projetos
Particularmente nesta quinta edição, no Amapá, novos projetos serão lançados dentro do TCE na Comunidade, como por exemplo, o Ouvidoria Itinerante, a Liga de Proteção, o Saúde é da Conta de Todos, e o TCEndo Conexões pela Paz, sendo que este último já está em andamento. “O TCEndo Conexões pela Paz foi lançado no início de outubro, e tem como objetivo a valorização da vida entre professores e alunos da rede pública. Essa foi uma preocupação apresentada por autoridades do município de Amapá e que, diante da urgência, elaboramos o projeto e o executamos em tempo recorde”, explicou Beatriz Barros, coordenadora do TCE na Comunidade.
Outro projeto que também será lançado no TCE na Comunidade será a Liga de Proteção, que tem como foco o desenvolvimento integral das crianças em seus primeiros anos de vida.
O Ouvidoria Itinerante também será outra iniciativa lançada nesta edição do evento, buscando aproximar o jurisdicionado e o cidadão da Corte de Contas, incentivando o interesse sobre as funções e atribuições da Ouvidoria como sendo um canal de aproximação que deve ser usado por todos.
As demandas e necessidades da saúde pública também serão acompanhadas no projeto “Saúde é da Conta de Todos”, que será lançado no Amapá.
Além de todos esses projetos, a quinta edição do TCE na Comunidade terá cursos e palestras focadas no preparo técnico dos gestores públicos.
A plenária de julgamento será outro ponto alto da programação, momento em que a sociedade poderá acompanhar de perto a dinâmica do Pleno em uma sessão ordinária.
No sábado (12/11), para encerrar a programação, haverá a grande reunião técnica entre membros do TCE Amapá, parlamentares e convidados, e a tradicional ação social que espera receber cerca de cinco mil pessoas.
O Presidente do Tribunal de Contas do Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, disse ter certeza que esta quinta edição será um sucesso. “Cada vez mais o TCE na Comunidade aumenta seu alcance e um número maior de pessoas são beneficiadas pelas ações. Tenho certeza que, com a ajuda de todos os parceiros, vamos superar novamente nossos objetivos", destacou Michel Harb.
Fonte: TCE/AP
Comentarios