top of page
Imagem Destaque - Bom Nome.png
Portal de Notícias
Acesso à informação

Fique por dentro das principais notícias da Prefeitura Municipal de Amapá.

Líderes da Região dos Lagos promovem Seminário Regularização Fundiária no município de Amapá


ree

Evento reúne 150 gestores, representantes públicos nas esferas federal, estadual e municipal e produtores rurais, para o primeiro seminário que trata da transferência de terras para quem ocupa, produz, e trabalha na região há décadas


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), é parceiro dos líderes da Região dos Lagos, no Seminário Regularização Fundiária. O evento ocorre na Câmara de Vereadores do Município de Amapá, nos dias 25 e 26 de novembro, das 8h às 18h e das 8h às 12h, respectivamente. O objetivo é unir esforços de diversas instituições para esclarecer sobre as particularidades fundiárias nas regiões dos municípios de Amapá, Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba, bem como, saber como funcionam todas as esferas responsáveis.


ree

Para o prefeito de Amapá e presidente da Associação dos Municípios no estado (Ameap), Carlos Sampaio, os gestores públicos, o terceiro setor e as lideranças na região, passam por um processo de protagonismo nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. “O produtor rural para trabalhar na terra, no sustento da família e para o desenvolvimento do estado, está em meio a uma guerra na questão de Regularização Fundiária, e assim como já pautamos o assunto em várias audiências públicas, o Projeto LIDER retoma o debate”, disse o prefeito do Amapá e presidente da Ameap, Carlos Sampaio.

ree

O prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, esclarece que o Seminário de Regularização Fundiária, provocado pelo Projeto LIDER Região do Lagos, estabelece a discussão de um dos maiores gargalos debatidos a muitos anos e agora de uma forma mais intensificada que é a Regularização Fundiária. “A presença dos órgãos competentes, contribuem para o tema, esclarecem as dúvidas, e num futuro próximo, a gente possa ter o nosso sonho do desenvolvimento para a região”, declara o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro.


De acordo com o prefeito de Calçoene, Reinaldo Barros, a Regularização Fundiária, vem para facilitar a vida do homem do campo, a partir do título e com ele, o acesso a recursos para desenvolver a produção. “O Sebrae nos ajuda quando reúne as partes interessadas no debate; e os prefeitos estão unidos com foco sempre de melhorar e desenvolver a região”, destaca o prefeito de Calçoene, Reinaldo Barros.

ree

Seminário


Os participantes do Seminário de Regularização Fundiária acessam os conteúdos, por meio de painéis e diálogos com representantes públicos e privados, entre eles, a Palestra Cadastro Ambiental Rural, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/GEA); Processo de Regularização Fundiária e Lei Estadual, com o Instituto de Terras do Estado do Amapá (Amapá Terras); Georreferenciamento de Glebas e Lotes Rurais, com o Exército Brasileiro; Como Funcionará o Processo de Titularização dos Lotes nos Cartórios; e Empreendedorismo Rural.



ree

Amapá Terras


Para o diretor-presidente do Instituto de Terras do Estado do Amapá (Amapá Terras) e procurador, Juliano César Avelar, o seminário é muito importante, em especial, para esses municípios da Região dos Lagos, eles têm campos para a produção de bubalinos, gado branco e para grãos. Se conseguirem regularizar as propriedades, conseguirem o título de propriedade, na sequência a licença ambiental, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é o instrumental jurídico que precisam para ter uma propriedade regular, para ter uma produção certificada, sem perigo de apreensão, sem perigo de bloqueio, terão muitos benefícios.

“O CAR, é um suporte legal de toda sorte de licenças que a regularização fundiária traz, sem esquecer da questão financeira, porque o cidadão tendo uma propriedade, tendo um título, ele capta recursos no Banco da Amazônia, no Banco do Brasil, na Caixa Econômica, então o efeito em cascata da regularização é muito positivo, daí porque está se lutando há muitos anos para se regularizar essas terras, trazendo da União para o estado do Amapá e depois que estiver no nome do estado do Amapá, poder transferir para quem ocupa, para quem produz, para quem está na região há muitas décadas, inclusive trabalhando e produzindo”, relata o diretor-presidente do Amapá Terra, Juliano César Avelar.

ree

Exército


O capitão do Exército Brasileiro e chefe de campo do Projeto Amapá-3, Felipe Feitosa, evidencia que em parceria com o estado do Amapá, Incra, Amapá Terras, o papel do exército, é executar o georreferenciamento de áreas de assentamento do estado e ajudar na regularização fundiária e desenvolvimento do estado do Amapá.

ree

SEMA


De acordo com o analista de Meio Ambiente da SEMA/GEA, Igor Lemos, que coordena o Cadastro Ambiental Rural (CAR), informa no Seminário de Regularização Fundiária, que o CAR, é um documento integrante do processo de regularização fundiária assim instituinte pelo Amapá Terras, então quando se monta um processo de regularização, o CAR é uma peça técnica que precisa ser apresentada após vistoria e outras etapas que seguem dentro do rótulo de regularização fundiária, e assim, consegue dar seguimento no processo.

O Seminário de Regularização Fundiária, é coordenado pelo grupo do Projeto LIDER e com o apoio do Sebrae no Amapá, por meio da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT).


ree

O Seminário de Regularização Fundiária, na Região dos Lagos, conta com as presenças do prefeito do Amapá e presidente da Ameap, Carlos Sampaio; prefeito de Calçoene, Reinaldo Barros; prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro; primeira-dama do Município de Amapá e deputada estadual eleita, Dayse Marques; diretor-presidente do Instituto de Terras do Estado do Amapá (Amapá Terras) e procurador, Juliano César Avelar; representante do Projeto LIDER, João Paulo; ouvidora do Sebrae no Amapá, Ester Resende; vereadores e secretários dos municípios que compõem a Região dos Lagos.


Fonte: Alyne Kaiser

Comentários


bottom of page