Mais de 20 mil pessoas passaram pelo parque de exposições do município de Amapá durante a 26ª Feira Agropecuária do Amapá (Agropesc) e 1ª TecnoAgro, nos oito dias de programação. O maior público foi registrado na quinta-feira, 14, na abertura do rodeio, quando a feira recebeu cerca de 7 mil visitantes. Os eventos, que ocorreram no período de 9 a 16 de dezembro, foram realizados pela Prefeitura de Amapá com apoio do Governo do Estado.
Durante a Agropesc e TecnoAgro, foram realizadas palestras, oficinas, vendas de comidas típicas, shows artísticos e a primeira etapa do Circuito Amapaense de Rodeios. Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Robério Nobre, a feira teve um saldo positivo e mesmo com as chuvas nos últimos, não houve impacto negativo. “Nós observamos durante toda a semana que houve uma série de eventos e todos com participação da comunidade, na parte cultural também houve um grande público e concluímos que economicamente, para a realidade do município, o evento foi muito rentável”, declarou.
A 1ª TecnoAgro ocorreu no mesmo período e reuniu produtores de Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba, que integram a Região dos Lagos. Produtores de outros municípios, como Ferreira Gomes e Porto Grande, também participaram das palestras, rodadas de negócios e oficinas.
No último dia de evento, para marcar o encerramento da programação, diversas lideranças políticas e a comunidade participaram de um almoço com o governador Waldez Góes, que ressaltou o empenho de todos para a realização da feira.
“Esse evento não é do município de Amapá, mas de toda essa região norte do Estado. Acompanhamos os detalhes desta feira e temos certeza que realizaremos em outras cidades do Amapá, e assim teremos um setor primário mais forte”, destacou o governador.
De acordo com o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, a feira só proporcionou benefícios para os munícipes. “Sabemos que essa feira foi um grande ganho para a economia local. Todos que aqui venderam, tiraram uma renda extra, e assim podemos dizer que teremos um fim de ano satisfatório”, comemorou.
A empreendedora Rosa Pontes apostou na venda de alimentos e bebidas durante toda a feira. “Estou satisfeita com o resultado já que tudo que eu coloquei para vender eu vendi; e isso faz com que nós possamos ter um dinheiro a mais no fim do ano. Foi uma oportunidade que nós não esperávamos, mas felizmente aconteceu”.
Durante a festividade foram gerados mais de 300 empregos temporários. Ao todo, 58 pequenos empreendedores participaram da 26ª Agropesc e 1ª Tecnoagro, que comercializaram comidas típicas, acessórios, brinquedos infláveis, bebidas, doces, além de outras atividades.
Na parte cultural o evento encerrou com as finais do circuito de rodeio e com o show com do artista paraense Wanderley Andrade. O público, com mais de 5 mil pessoas lotou a arena para acompanhar os últimos momentos do rodeio e a última apresentação cultural.
A Agropesc 2017 recebeu aproximadamente R$ 700 mil em investimentos do Governo do Amapá. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) foi responsável pela coordenação do evento. A ideia o governo e parceiros é realizar a TecnoAgro a cada seis meses com atividades que fomentem as potencialidades em todas as regiões do Estado do Amapá.
Comments